


Rosa Maria Tesser
Formada em Pedagogia com a habilitação em Administração Escolar, ROSA MARIA TESSER pós-graduada em Recursos Humanos pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação de São Paulo, possui especialização em Pré-Escola pela UNICE – Secretaria de Educação de Santa Catarina e é autodidata em História. Foi professora atuante na área do Bem Estar Social; gerente na Fundação Catarinense de Cultura (FCC) entre os anos de 1999 e 2002; membro do Conselho Estadual de Cultura entre 2005 e 2006. Em 2008, exerceu o cargo de Diretora de Cultura no Município de Irani (SC).
A pesquisadora, historiadora e literária da Guerra do Contestado nasceu em Irani, município do Meio - Oeste Catarinense chamado de “Berço do Contestado”. Há mais de três décadas luta por uma sociedade mais justa e igualitária, condenando as distorções que ainda proliferam no Brasil. Possui uma cultura que reflete o espírito empreendedor do pioneirismo e da inteligência da mulher catarinense. Tornou-se uma embaixatriz do Contestado e das causas culturais em Santa Catarina.
Autora dos Livros direcionados ao ensino fundamental e médio; O Espirito Catarinense do Homem do Contestado, O Contestado - A história que o Brasil não conhece e A Guerra do Contestado - Um século de vidas e histórias. Pertence à Academia Brasileira de Letras – Seccional de Balneário Piçarras, onde ocupa a cadeira de número quatro.
Nos últimos anos, Rosa se debruçou na pesquisa sobre o fotógrafo Claro Gustavo Jasson, imigrante sueco que se radicou no Brasil e de maneira especial em Santa Catarina, onde fotografou o conflito do Contestado, deixando um grande legado e acervo para o Estado.
Por sua produção bibliográfica e defesa da importância histórica do episódio épico do Contestado e a história de Santa Catarina, Rosa Maria Tesser eternizou sua memória através do livro O fotógrafo do Contestado – um memorial dos 100 anos do conflito, tem angariado diversos reconhecimentos e homenagens, entre as quais:
2013 – cidadã honorária de Balneário Piçarras.
2015 – membro da Academia de Letras de Santa Catarina – seccional de Balneário Piçarras, onde ocupa a cadeira de número quatro.
2017 – mulher destaque da academia de letras do Brasil de Santa Catarina.
2019 – mulher destaque, concedido pela câmara de vereadores deste município, e título de comendadora “Melhores do Ano”, pela associação de Liderança de São Paulo – SP.